Letra V
Vidro acidado
Submetido à solução ácida que age no vidro, de maneira controlada, criando texturas, desenhos e letras e promovendo um aspecto de translucidez. Pode ser fabricado artesanal ou industrialmente.
Vidro anti-reflexo
Contém micro texturas impressas em uma de suas faces, conferindo ao vidro a capacidade de eliminar reflexos luminosos.
Vidro antifogo
Ver vidro resistente ao fogo.
Vidro antivandalismo
Ver vidro multilaminado.
Vidro aramado
Vidro impresso translúcido incolor. Nele, é colocada uma rede metálica de malha quadrada. Em caso de quebra, o vidro fica preso à rede metálica.
Vidro autolimpante
Vidro incolor no qual é colocada uma camada de mineral fotocatalítico e hidrófilo, formando, assim, uma camada protetora de longa duração. É esta camada que impede o acúmulo de sujeira na superfície do vidro.
Vidro baixo emissivo
Ver vidro low-e.
Vidro bisotado
Também chamado de biselado, recebe tratamento especial em suas bordas para evitar acidentes e trincas. É utilizado principalmente na indústria moveleira.
Vidro blindado
Vidro multilaminado, que protege contra disparos de armas de fogo. É fabricado através de um processo de calor e pressão, que utiliza – intercaladamente – duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato.
Vidro Colorido
Existem três formas de produção industrial de vidro colorido: aplicação de aditivos na massa; deposição de camada refletiva e laminação de película plástica colorida.
Vidro Composto
Apesar de não ser uma denominação usual, os vidros laminados e os insulados podem ser chamados de compostos.
Vidro Comum
Ver vidro float.
Vidro Corta-fogo
Barra tanto a chama como o calor. Ver vidro resistente ao fogo.
Vidro Craquelado
Composto por uma camada interna de vidro temperado e duas camadas externas de vidro comum e duas lâminas de resina. Apresenta textura composta por uma infinidade de trincas que difundem a luminosidade do ambiente.
Vidro curvo
Moldado a alta temperatura, em fôrmas que se encontram dentro do forno de curvatura e resfriado. Aplicado nas indústrias automotiva, de linha branca, moveleira e construção civil.
Vidro duplo
Conhecido, também, como insulado, o vidro é um conjunto de duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma câmara de ar desidratado ou gás carbônico. Ele, ainda, pode conter uma persiana interna.
Vidro extra clear
Mais claro e transparente que o padrão, pois sua massa contém menos adição de ferro.
Vidro fantasia
Ver vidro impresso.
Vidro float
Vidro plano, comum, liso e transparente com espessura uniforme e massa homogênea. É a matéria-prima que dá origem a outros tipos de vidro.
Vidro fosco
Ver vidro jateado.
Vidro fotovoltaico
Permite a absorção da radiação solar e convertem essa energia em eletricidade.
Vidro impresso
É um vidro translúcido que recebe em uma ou ambas as faces, a impressão de um desenho (padrão) ou estampa.
Vidro insulado
Ver vidro duplo.
Vidro jateado
Jatos de areia ou de pós-abrasivos formam desenhos opacos na superfície do vidro. A opacidade garante privacidade ao ambiente.
Vidro laminado
Vidro de segurança. É composto por duas ou mais placas de vidro, intercaladas por uma película de polivinil butiral (PVB) ou resina. Caso se rompa, os cacos do vidro ficam retidos na camada de PVB ou resina, evitando acidentes.
Vidro lapidado
Vidro com bordas lisas e não-cortantes, obtidas após o processo de lapidação. Pode ser utilizado em tampos de mesa, móveis, prateleiras etc. Ver lapidação.
Vidro low-e
(low emissivity glass) É um vidro baixo emissivo que impede a transparência térmica entre dois ambientes.
Vidro metalizado a vácuo
O vidro refletivo metalizado a vácuo é um produto desenvolvido para, através do controle de entrada de calor no ambiente, proporcionar maior conforto e economia ao usuário.
Vidro monolítico
Vidro simples composto por uma única lâmina.
Vidro multilaminado
Composto por mais de duas lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Os vidros comercialmente chamados de antivandalismo e blindados são vidros multilaminados. Indicados para bancos, vitrinas de lojas de luxo, guaritas, veículos.
Vidro para piscina e aquário
São projetados para suportarem a pressão hidrostática. Os fabricantes de visores possuem um departamento técnico que orienta sobre o cálculo das espessuras a serem utilizadas em cada caso. O vidro a ser utilizado deverá ser obrigatoriamente laminado.
Vidro pára-chama
Impede a propagação do fogo, mas deixa o calor passar para outro ambiente. Ver vidro resistente ao fogo.
Vidro pintado a frio
Recomendada especialmente para ambientes internos, a pintura a frio é feita com uma espécie de pistola (compressor).
Vidro pintado a quente
Ver vidro serigrafado.
Vidro pirolítico
Ver vidro refletivo.
Vidro recozido
É o float ou impresso sem nenhum tipo de transformação. Podemos falar em recozido, pois o processo pelo qual ele passa para alívio das tensões de processamento no final da sua fabricação é chamado de recozimento.
Vidro refletivo
Chamado, popularmente, de espelhado, é um vidro para controle solar que se destaca pela resistência de sua camada metalizada e pela sua alta transmissão luminosa.
Vidro resistente a balas
Ver vidro blindado.
Vidro resistente a riscos
Possui uma camada protetora transparente e permanente – resistente à ação mecânica e abrasiva – incorporada a uma de suas faces.
Vidro resistente ao fogo
Sem malha metálica, são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente que se funde e dilata em caso de incêndio.
Vidro serigrafado
Colorido, o vidro é impregnado de tinta no forno.
Vidro soprado
(oco) Processo em que se colhe uma bola de vidro na ponta de um tubo de aço – a cana – e, com a boca, sopra-se nessa bola até surgir o formato desejado.
Vidro temperado
Considerado vidro de segurança. Um choque térmico na fabricação o torna cinco vezes mais resistente que o comum. Se quebrar, produz pedaços pequenos não-cortantes.
Vidro-Cubas
Cubas de vidro estão sendo bastante utilizadas na decoração de lavabos e banheiros de alto padrão.
Vitral
Técnica artesanal a frio para fabricação de vidro artístico. Existem dois processos: chumbo e fita de cobre. Consiste em encaixar pedaços de vidro em perfil de chumbo ou envolver os vidros com a fita de cobre e soldá-los.